Código Deontológico

I - FILOSOFIA DE COACHING DA XPAND

A Xpand identifica-se e orienta-se por uma forma de coaching que honra e dignifica os seus clientes. Acreditamos que todo o individuo é criativo e possui todos os recursos de que necessita para gerir e criar mudanças positivas na sua vida.

Assim, é da responsabilidade do coach:

  • garantir que o processo segue a metodologia de base do coaching;
  • identificar, clarificar e alinhar-se com o que o cliente quer alcançar;
  • estimular a autodescoberta do cliente;
  • facilitar o processo de reflexão do cliente, para clarificar objetivos e estimular a ação. O coach recorre a perguntas, à observação, à escuta ativa e, outras habilidades e capacidades, assim como técnicas e ferramentas, para estabelecer e manter a confiança e o interesse do seu cliente no processo;
  • respeitar o ritmo do próprio cliente, sem emitir juízos de valor;
  • apoiar o cliente a potenciar habilidades e a mudança desejada, alinhando-se com os seus valores, identidade e propósito;
  • tratar o cliente com respeito e consideração, mostrando-se disponível para o escutar ativamente;
  • eleger o cliente como responsável pelas suas ações.

Ficando sobre a alçada do cliente (coachee) assumir a responsabilidade total pela resolução dos seus casos, objetivos, tomadas de decisão e desafios.

II - A DEFINIÇÃO DE COACHING DA XPAND

O coaching é uma relação profissional e de parceria, orientada para um objetivo inicialmente definido e acordado, que facilita e alavanca a criação de resultados na vida, carreira e negócio dos seus clientes, sejam eles indivíduos ou organizações. É um processo estimulante e criativo que inspira a maximizar o potencial pessoal e profissional dos seus clientes.

Nesta relação profissional que se desenvolve em várias sessões, é fundamental o respeito pela agenda do cliente, pelo seu quadro de referência, bem como a garantia de confidencialidade de todo o processo.

Através do processo de coaching os clientes aprofundam o seu autoconhecimento, encaram as mudanças desejadas, orientam-se para a ação, aumentando os seus níveis de satisfação e realização nas diferentes áreas da sua vida.

III – PRINCÍPIOS ÉTICOS E DE CONDUTA DA XPAND

INTRODUÇÃO

Cientes da nossa responsabilidade enquanto agente ativo na prestação de serviços de coaching, formação e consultoria, desenvolvemos o nosso Código Deontológico, reunindo um conjunto de princípios éticos e de conduta, com os seguintes objetivos:

  1. Orientar a conduta e as relações profissionais do coach, contribuindo para a boa prática do coaching e atividades relacionadas;
  2. Informar os clientes e potenciais clientes relativamente aos critérios éticos que deverão considerar;
  3. Incrementar os níveis de confiança, credibilidade e aceitação do coaching junto à sociedade, enquanto processo para o desenvolvimento pessoal e profissional;
  4. Sistematizar e unificar as normas referentes ao exercício responsável e digno da profissão.

Estes princípios profissionais fundamentais, determinam a conduta dos coaches da Xpand. E, aplicam-se a qualquer atividade de um coach na relação com os seus clientes, potenciais clientes e pessoas interessadas, colaboradores, associações bem como o público em geral.

Os coaches da Xpand, voluntariamente, comprometem-se a cumprir estes princípios e, consequente, código de conduta – adoptando como referência um comportamento baseado em valores, através da qual o coach pode mover-se livremente.

Este Código Deontológico propõe ser lido e interpretado na sua totalidade. Não havendo significado de prioridade ligado à sequência em que os princípios são descritos e apresentados.

SECÇÃO 1 - BASES FUNDAMENTAIS

    1. O coach baseia a sua atividade numa perspetiva de atenção para com a humanidade e os valores humanos, tratando todos os seus clientes com amabilidade e respeito, dignificando a liberdade e igualdade da existência humana;
    2. O coach reconhece as suas responsabilidades, oferecendo os seus serviços quando acredita que os mesmos poderão aportar benefícios aos seus clientes, ou potenciais clientes;

 

SECÇÃO 2 - COMPETÊNCIA PROFISSIONAL

    1. O coach deverá manter-se atualizado sobre os últimos desenvolvimentos e metodologias na sua área profissional, procurando trabalhar de uma forma multidisciplinar;
    2. O coach só aceita facilitar processos para os quais tem conhecimentos técnicos e profissionais necessários, bem como experiência e licenças profissionais. Caso sinta que as suas capacidades e competências não são suficientes, deverá recrutar o apoio de um colega ou recomendar outro profissional;

 

SECÇÃO 3 - AUTO-REGULAÇÃO, INDEPENDÊNCIA E INTEGRIDADE

    1. O coach trabalha autorresponsavelmente, independentemente e com integridade. Não se associando a nenhum grupo, organização ou instituição que viole os direitos humanos ou as leis do seu país;
    2. A sua independência profissional baseia-se na sua capacidade para aceitar ou recusar trabalho, usando do seu próprio discernimento, mesmo nos casos em que o seu trabalho enquanto coach é realizado por conta de outrem;

 

SECÇÃO 4 - CONDUTA PROFISSIONAL LIVRE

    1. O Coach não fará, conscientemente, qualquer declaração pública falsa ou enganosa sobre a sua prática enquanto coach, ou afirmações falsas em qualquer documento impresso relacionado com a profissão e/ou as suas credenciais;
    2. Os coaches relacionam-se entre si de forma amigável e leal, dedicando atenção à imagem dos colegas e da profissão. Falsas e irrefletidas acusações contra um colega, não têm lugar nos princípios éticos da profissão;
    3. O coach identificará devidamente as suas qualificações, credenciais, competências, experiência, certificações e licenças profissionais;
    4. O coach empenhar-se-á para identificar questões pessoais que possam prejudicar, entrar em conflito ou interferir com seu desempenho ou, com os seus relacionamentos profissionais. Sempre que as circunstâncias o fizerem necessário, o coach prontamente buscará assistência profissional e determinará que atitude deverá ser tomada, inclusivamente a de suspender ou terminar o relacionamento(s) de coaching, caso a situação o exija;

 

SECÇÃO 5 - CONFLITO DE INTERESSES

    1. O coach procurará evitar conflitos de interesses reais ou em potencial e tratar abertamente qualquer um desses conflitos. O coach optará por retirar-se do trabalho, caso tal conflito se manifeste;
    2. O coach respeitará os direitos de autor quanto às ideias e publicações de colegas e só usará estes materiais indicando as fontes;
    3. O coach informará de imediato os seus clientes, se se tornar ciente de algum conflito de interesses;
    4. O coach porá termo as sessões de coaching caso exista ameaça de estar envolvido em alguma atividade desleal ou desonesta;
    5. No caso de conflitos entre coaches ambas as partes esforçar-se-ão por atingir um acordo amigável, ou recorrerão à mediação de um comité nomeado pelas partes;

 

SECÇÃO 6 - CONDUTA PROFISSIONAL COM OS CLIENTES

    1. O coach não enganará nem fará alegações falsas, intencionalmente, sobre o que o seu cliente poderá esperar obter do processo de coaching, ou de si enquanto coach;
    2. O coach não dará aos seus clientes informação ou recomendações, que à partida sabe ou acredita serem enganosas ou falsas;
    3. O coach explicará cuidadosamente e empenhar-se-á para deixar claro aos seus clientes, antes ou durante a reunião inicial, a natureza do coaching, a natureza e limites do sigilo, arranjos financeiros, e quaisquer outros termos do acordo ou contrato estabelecido;
    4. O coach será responsável por fixar os limites claros, apropriados e culturalmente sensíveis que controlarão qualquer contacto físico com seus clientes;
    5. O coach não se envolverá sexualmente com qualquer um de seus clientes;
    6. O coach respeitará o direito do cliente cessar o processo de coaching em qualquer momento da sua vigência, sujeito às disposições do acordo ou contrato;
    7. O coach incentivará os seus clientes a fazerem uma mudança, caso acredite que o cliente terá maior beneficio em trabalhar com outro coach ou por outro recurso e/ou metodologia;
    8. O coach sugerirá aos seus clientes que procurem os serviços de outros profissionais, caso julgue necessário ou apropriado;

 

SECÇÃO 7 - SIGILO / PRIVACIDADE / CONFIDENCIALIDADE

    1. O coach trata toda a informação obtida durante a sua atividade profissional com estrita confidencialidade, a menos que uma lei válida ou um princípio legal requeira uma exceção. Isto aplica-se também entre os coaches colegas de profissão;
    2. O coach terá um acordo claro a respeito da troca de informações sobre coaching entre o coach, o cliente e o seu patrocinador (entenda-se por patrocinador, o agente que indiretamente promove e proporciona o processo de coaching);
    3. Quando o coach se encontra no papel de formador de estudantes de coaching, deverá esclarecer e informar as políticas de sigilo a estes formandos;
    4. Esta obrigação de confidencialidade aplica-se mesmo depois da relação de coaching terminar;

 

SECÇÃO 8 - PRINCÍPIOS FINAIS

  1. Os coaches da Xpand têm o dever de se manterem informados acerca dos princípios profissionais estabelecidos e, comprometem-se com eles, não podendo declarar desconhecimento e/ou ignorância;
  2. Qualquer emenda ou aditamento a este código, será devidamente informado e anunciado por escrito. Os coaches têm o dever de se manterem permanentemente atualizados relativamente aos últimos desenvolvimentos.

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